A Informática para Deficientes visuais
O movimento mundial pela inclusão é uma ação política, cultural, social e pedagógica em defesa do direito de todos os alunos estarem aprendendo e participando juntos do processo educativo, sem qualquer tipo de discriminação. A educação inclusiva trabalha igualdade e diferença como valores indissociáveis, acolhendo a todos sem exceção. Assume maior importância, a cada ano, na perspectiva de atender às crescentes exigências de uma sociedade em renovação e na busca da democracia.
É para o aluno com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os deficientes visuais e auditivos.
Ao reconhecer que as dificuldades encontradas nos sistemas de ensino evidenciam a necessidade de criar alternativas para superar essa barreira, a educação inclusiva assume papel central no debate acerca da sociedade contemporânea e do papel da escola na superação da lógica e da exclusão. Implica em uma mudança estrutural e cultural da escola e da sociedade para que todos os alunos tenham suas especificidades atendidas. Se o primeiro passo foi à luta pelo acesso, em que os resultados já são visíveis, o segundo está na conquista da qualidade da educação para cada um e para todas as pessoas, de forma a consolidar a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os seres humanos.
A aplicação da Informática Educativa em ambientes educativos que possuem crianças portadoras de necessidades especiais pode ser vista como um novo caminho para o acesso e permanência desses alunos na escola e na igualdade de oportunidades. É um grande desafio uma vez que, apesar dos esforços, a área da educação especial apresenta graves carências no que diz respeito à exploração do computador como recurso didático. Valente (1991), falando da informática na educação especial, defende que problemas complexos demandam soluções mais arrojadas e, por isso, para o professor que trabalha com alunos deficientes, é imprescindível uma boa formação e a utilização de tecnologias enfatizando a utilidade do computador na educação especial, particularmente no que se refere ao desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/informatica-para-deficientes-visuais-utilizando-o-dosvox/55450/#ixzz2A3q7lCqU
Nenhum comentário:
Postar um comentário